Corporação Musical de Quatis

Missão, Valores e Objetivos

Missão e Valores:

Apresentação: A Corporação Musical Nossa senhora do Rosário foi criada em 1968 com o intuito de formação de uma banda musical na cidade e ao longo dos anos vem formando músicos e realizando apresentações em datas cívicas e festas religiosas em Quatis e cidades da região. A banda musical conta com 33 músicos na sua maioria de baixa renda, com idades entre 16 anos e 75 anos, dentre os quais dois são alunos da APAE da cidade. Os instrumentos são antigos e há necessidade de renovação e ampliação para permitir ingresso de novos músicos.

A banda de música inicia sua história no Brasil no século XIX e desde então tem desempenhado importante papel de mobilização da comunidade nos seus sentimentos mais caros e solenes cumprindo o papel de escola livre de música, verdadeiro conservatório do povo de manter-se como guardiã da tradição musical popular brasileira.

Com base em seu estatuto a Corporação Musical tem o papel de incentivar a cultura musical, através de ações voltadas para a aprendizagem musical entre crianças, jovens e adultos buscando a inserção social e ampliação e consolidação de seus direitos de cidadania. Dessa forma a Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário vem atraindo pessoas de várias idades a participar de aulas de música com a intenção de cumprir seu papel social e formar novos músicos para o ingresso no grupo compõe a banda musical. Com o início de aulas teóricas em fevereiro e de pífaro em junho de 2015, já contamos com 32 aprendizes, sem qualquer custo para eles. O ingresso de novos alunos vem ocorrendo a cada semana e necessitamos ampliar este projeto, ressaltando que a maioria reside em áreas com alta incidência de criminalidade.

Dentro deste espírito de preservação da nossa cultura é que continuaremos a realizar o sonho dos fundadores da Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário que visualizaram, 47 anos atrás, a importância do papel cultural de uma banda de música.

Objetivos:

1- A formação de novos músicos e realização de apresentações públicas.
2- Desempenhar papel socioeducativo, contribuindo para revelação de novos talentos.
3- Promover a inclusão de pessoas com deficiência e também as da terceira idade.

Objetivos a serem alcançados:

1- Obter recursos para construção de sua própria sede para realização de seus ensaios e aulas oferecidas à comunidade.

2- Obter recursos para cobertura de despesas gerais, envolvendo:

A) Compra e reparos de instrumentos
B) Remuneração de músicos, professores e monitores
C) Manutenção dos locais de ensaios, custos de viagens para apresentações.
D) Uniformes

3- Aumentar o número de turmas e alunos no aprendizado de aulas teóricas e práticas, oferecendo gratuitamente apoio musical e social.

img-pagina-missao-valores-e-objetivos (1)

img-pagina-missao-valores-e-objetivos (2)

img-pagina-missao-valores-e-objetivos (3)